25 de mai. de 2017

Ramadan


Ramadã

Nesse final de maio, aproximadamente dia 26 (pois o dia certo depende da posição da lua), Dubai entra no período religioso do Ramadã. Nesta época, todos os Mulçumanos devem jejuar desde o amanhecer até o pôr do sol. Isso não significa somente abster-se de comidas e bebidas, mas também de qualquer ação, pensamentos ou palavras ruins.
Como estamos em um país Islamico, nós também devemos respeitar esse mês de diversas formas. Dubai é uma cidade muito liberal e ocidentalizada, mas durante esses 30 dias todos nós devemos nos vestir e comunicar de forma respeitosa. Além disso, não devemos comer em lugares públicos para nao criar tentação àqueles que estão em jejum. Mascar chiclete, fumar e até beber aguá em publico são vistos de forma desrespeitosa.



Mas isso não significa que esse não é um mês legal para estar em Dubai. Todos os hoteis mais interessantes criam “Tendas de Ramadã”. Essas tendas são criadas especificamente para esse mês, em total clima e ambiente Árabe. Comidas típicas deliciosas e narguile são oferecidos. Porém essas tendas apenas funcionam durante os horários das refeições essenciais dos Muçulmanos. Esses horários são chamados de Iftaar e Suhoor. O Iftar é a refeição que representa a quebra do jejum. Isso acontece durante o pôr do sol. O Suhoor é oferecido durante a madrugada. É a grande refeição que sustenta os Mulçumanos para jejuarem o dia todo. É oferecida logo antes do amanhecer. De qualquer forma, entre o Iftar e Suhoor, a comida é servida a todo momento e as tendas ficam abertas oferecendo um ótimo clima para se socializar com amigos, fumar narguile e jogar um bom jogo de cartas.




Também existem diversos restaurants super legais que continuam abertos o dia todo, mas claro, são cobertos para que não sejam vistos por quem não está comendo por conta do jejum. Bares continuam abertos servindo bebida alcólica, porém música não é permitida ser tocada alta e clima de festa não existe. Shopping centers ficam abertos até às 2hrs da manhã, algo que não acontece durante o resto do ano.
Contudo, o mês do Ramadã é uma experiencia bem diferente do resto do ano e contém diversas vantagens. É uma oportunidade de conhecer Dubai de outra forma, e poder ter uma experiencia bem tradicional para quem quiser sentir o verdadeiro clima e a real essência árabe. Lembrem-se sempre de que estamos sendo recebidos em um país Mulçumano, e mesmo que muitas coisas da nossa cultura sejam permitidas o ano todo, nesse mês o que prevalence é o respeito por aqueles que seguem suas tradições e religião Islamica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário